Políticos no Pinterest? Only in the USA… 5 dicas para políticos Portugueses

29 Maio

Estive a pesquisar e não encontrei nenhum político português com conta no Pinterest… Nos Estados Unidos, existem vários que usam esta rede social para se “ligarem” aos seus apoiantes; de candidatos presidenciais a mulheres de políticos, estão a aproveitar as redes sociais para fazer passar a sua mensagem, estando a criar as suas contas na rede social Pinterest. O Presidente Barack Obama e Ann Romney (mulher de Mitt Romney) são disso exemplos.

Qual a chave para a perfeição política (isso existe?!?!) no Pinterest? Zach Cole e Garrte Law, da Agência Attention Span Media, que trabalharam com várias campanhas políticas, partilharam as 5 dicas a que nenhum político pode ficar alheio na sua página no Pinterest:

1. Imagem, Imagem e mais Imagem…

O Pinterest é muito visual! Trata-se menos de palavras e mais de imagens… tem de ser rápido, fácil e digerível.

DICA: Não sobrepovoar as imagens com legendas muito extensas ou “pinnar”🙂 só infográficos. Em vez disso, partilhar fotos do político no trabalho, a interagir com o público, curiosidades. Os utilizadores do Pinterest procuram imagens que chamem a atenção, não texto extensivos; para lerem posições ou debates vão a outras redes sociais. Usem o Pinterest para um resumo visual da sua mensagem!

2. Tornar o conteúdo partilhável

Escolher imagens que possam ser partilhadas é fundamental! Os votantes ou potenciais votantes, vão apreciar conteúdos que se relacionam com eles e suas comunidades, idealmente deve escolher coisas que sejam interessantes para os seus apoiantes partilharem nas suas próprias páginas do Pinterest.

DICA: Um político que queira passar os seus valores familiares deverá colocar fotos dele com a sua família. Deve escolher fotos que transmitam os seus valores e mensagens de forma a cativar os seus apoiantes. Outra forma de criar empatia, poderá ser criar um quadro (Board) com os seus principais, ou menos conhecidos, apoiantes; as pessoas reagem bem a estas interacções visuais e criam ligações mais fortes.

3. Interagir

O Pinterest é uma plataforma social, por isso, o político deve interagir com o seu público, não apenas difundir o seu programa. Não deve ser apenas eu, eu, eu… mas sim, ligar-se e interagir com as pessoas; A política não deveria ser isso mesmo?🙂

DICA: Dar aos seus apoiantes material que possa ser partilhado e encorajá-los a comentar, por exemplo as fotos da campanha. Desenvolver um plano preventivo e pró-activo que ajude a perceber quais os Pins que os seus apoiantes estão mais interessados em interagir livremente e a melhor forma de moderar os comentários.

4. Não é só para mulheres

O Pinterest ganhou a reputação que seria maioritariamente para uma audiência feminina, por isso deverá o candidato elaborar conteúdo direccionado apenas para o público feminino? Não, existe apenas essa percepção e as estatíscas inicialmente apontavam para isso, mas, cada vez mais, existe uma demografia variada  na rede Social: homens e mulheres, de jovens a idosos, etc…

DICA: Efectuar Pins de conteúdos para todos os públicos alvo e verificar quais são os que geram melhor interacção. Mais uma vez, experimentação é a chave.

5. Não “Pinnar” e fugir

Esta é uma regra universal nas redes sociais: se começar a usar uma plataforma em particular, crie compromisso. De outra forma, os seus seguidores vão sentir-se abandonados, questinando-se o que aconteceu: o que não é uma boa política🙂.

DICA: Ser ativo. Tonar-se Visível no meio da multidão! Se não o for a visibilidade da sua página vai cair dramaticamente, os seus seguidores ficarão menos “ligados” e vão interagir muito pouco. Os votantes podem aceder aos conteúdos a qualquer momento, não pode desperdiçar oportunidades de estar presente na mente do seu público, certificar-se que a sua mensagem será a última coisa que vai permanecer na cabeça do eleitor antes do voto.

Sabes de algum político local ou nacional que esteja presente no Pinterest? Deixa o teu valioso comentário…
Follow Me on Pinterest

AH! e se és político e queres ganhar as próximas eleições, ou conheces alguém que queira (mesmo eleições para presidente do clube de chá mais próximo), preenche o formulário abaixo:

Sou político e quero aderir ao Pinterest!

(PF, preencha o formulário abaixo que eu entrarei em contato para o ajudar a ganhar as próximas eleições!!!)

 

Fontes: Mashable

4 Respostas to “Políticos no Pinterest? Only in the USA… 5 dicas para políticos Portugueses”

  1. Fernanda Neves 29 de Maio de 2012 às 16:44 #

    Muito bom!! Gosto imenso!

    • ivomadaleno 29 de Maio de 2012 às 16:45 #

      A que te candidatas?

      • Fernanda Neves 30 de Maio de 2012 às 17:18 #

        Vou candidatar-me à Presidencia da República e, certamente irei “pinnar”!!!

      • ivomadaleno 30 de Maio de 2012 às 22:17 #

        Voto em ti!!! E trato da campanha… Já ganhaste🙂

Let's Comentar, please!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: