Como Organizar um Churrasco de Sucesso!

21 Set

 como fazer um churrasco de sucesso

#1 – O motivo

Qualquer um serve! Qualquer motivo é bom para organizar um churrasco: reunião dum velho grupo de amigos, encontro familiar, comemoração duma data especial, final de verão… Tratando-se dum evento muito informal, o importante é comemorar o sol, o ar livre e o convívio!

#2 – Os convidados

Organize a sua lista! É importante juntar pessoas amigas ou pelo menos do mesmo círculo social: assim evita a preocupação de estar constantemente a fazer conversa para que todos se sintam à vontade. Se organizar o churrasco em sua casa, o número ideal de convidados é entre 15 e 30. Ultrapassar este número, implica uma logística muito bem articulada e dificilmente se irá divertir!

NÃO ESQUECER: Verifique se entre os seus convidados existe algum vegetariano e prepare soluções alternativas para esse caso. É meio caminho andado para começar bem!

#3 – A data, não esquecer a previsão do tempo

Informe-se sobre as condições meteorológicas. Cada vez mais difícil de prever, este é um aspecto determinante para o sucesso do seu Churrasco! Depois da data estar marcada, vá verificando a previsão do estado do tempo para esse dia. Se houver alterações e precisar de alterar a data, avise os seus convidados com o máximo de antecedência possível.

#4 – Ferramentas necessárias

Copos, talheres, pratos, guardanapos! Opte por soluções práticas e económicas, não se esqueça de ir verificando se falta alguma coisa aos seus convidados. Pode optar por materiais inquebráveis que hoje em dia existem soluções muito elegantes e, assim, não se partem.

#5 – Começar com bom ambiente

Entradas, saladas e petiscos! Embora a carne seja a protagonista do evento, é muito importante dispor vários pratos rápidos e simples, para que se possa ir petiscando entre conversas. Não é obrigatório que tudo esteja completamente pronto, já que este tipo de evento incentiva a que todos participem. Aqui ficam algumas sugestões muito saborosas: um prato com queijos sortidos partidos em cubos (o ideal é não serem amanteigados), lascas de presunto, azeitonas, saladas frescas com vinagre balsâmico, fruta, grissinis, tostas, …

#6 – A carne: tipos e quantidades

Existe uma grande variedade de carnes para escolher na hora da compra: Picanha, carne de porco preto, frango, salsichas de churrasco, fêveras, etc… A quantidade de carne por pessoa deverá ser aproximadamente de 250 a 350 g para adultos e 150 a 200 g para crianças.

#7 – O tempero

A forma mais tradicional de temperar a carne é usar apenas sal e só no final. Assim, mantém a carne suculenta. Se preferir dar um palato diferente, pode optar por lascas de sal condimentadas com produtos naturais: alho, caril, chili, pimentão, tomate, rosmaninho… existem muitas possibilidades.

#8 – Várias opções de molhos

Além do sal, pode optar por ter uma variedade de molhos para a carne. Neste caso, o melhor é colocá-los em taças e não directamente na carne (cada um tem os seus gostos). Sugestões: Mostarda de diversos sabores, Ketchup, molho barbecue…

#9 – O momento da verdade: Grelhar a Carne! (descubra como pode inovar)

É importante que a carne não tenha sido previamente lavada, pois a água endurece-a. O tempo que irá demorar a assar depende de vários factores, tais como o calor do churrasco, a qualidade do carvão e da lenha, o tamanho da peça. Uma sugestão para dar mais sabor: use lascas de Barricas de Jerez, existem em carvalho, castanheiro ou azinho, e podem ser utilizadas directamente nas brasas do seu churrasco quando este estiver com a temperatura ideal para começar a cozinhar. Outra opção é usar algumas ervas para perfumar. A carne absorve os aromas e fica muito mais deliciosa!

#10 – Comer e Apreciar!

PS: tirem fotos e partilhem nas redes sociais!!! (se me enviarem eu também publico ;-))


2 Respostas to “Como Organizar um Churrasco de Sucesso!”

  1. Fernanda Neves 22 de Setembro de 2012 às 21:19 #

    Ivo…. Ajudas a organizar lá em casa?

Let's Comentar, please!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: