Francesinha de Vitela Fumada no BB Gormet, Bull & Bear

2 Nov

bb gourmet Bull & Bear

Foi com grande prazer que recebi o convite para provar em primeira mão a mais recente novidade do BB Gourmet – Bull & Bear: Francesinha com Vitela Fumada.

Tudo aconteceu no dia 31 de Outubro, em ambiente informal e descontraído,  numa mesa redonda com o Jorge Santos (proprietário do grupo BB Gourmet), a Carla Mendonça (Ass. Imprensa BB Gourmet), eu e mais 4 jornalistas. Engraçado achei o facto, de ser eu o único elemento masculino, para além do Jorge🙂.

Apresentação francesinha BB Gourmet

Curiosamente, ou talvez não, a francesinha é o prato mais pedido nos restaurantes BB Gourmet (Bull & Bear, Maiorca, Loja Península). Assim, e por ocasião do “Francesinha na Baixa“, festival gastronómico dedicado a este prato, que se realiza na baixa do Porto entre 9 e 18 de Novembro, decidiram lançar esta nova iguaria. Mas, vamos ao que interessa… A FRANCESINHA!!!

francesinha

Os Ingredientes

Usando o pão de corte fino, a salsicha fresca, o fiambre da perna, o cachaço de porco cozinhado , o queijo e o molho cremoso, sem recurso a farinhas, e picante QB, que também fazem parte da tradicional francesinha (com linguiça de porco preto) e que já servem, acrescentaram uma novidade: a vitela fumada.

“…foi uma pequena provocação, juntamos a carne e o fumado, num só ingrediente”

~ Jorge Santos, proprietário BB Gourmet

Francessinha bb com Vitela fumada

Em conversa, falava-se que a francesinha original (da Regaleira), não levava bife, mas sim, carne assada; um facto era que, atualmente, o público em geral identificava como parte integrante de uma francesinha o bife e os fumados.

A vitela fumada

A carne de vitela é primeiro marinada em sal e especiarias, sendo de seguida envolta numa crosta, também  de especiarias, e fumada com madeiras aromatizadas. Por fim, é submetida a uma cozedura em vácuo a baixa temperatura, tudo isto num processo que demora 30 horas. É este o ingrediente principal e que confere à nova francesinha do BB gourmet um sabor especial e diferenciador sem, no entanto, tornar “demasiado” presente o fumo!

A Cerveja

Cerveja Erdinger Pikantus

A bebida escolhida para o pairing deste prato foi a cerveja Erdinger Pikantus com 7,3% de alcool que, diga-se, acompanha na perfeição, mesmo para quem não bebe cerveja (o meu caso :-)! I am more the kind of #winelover).

A Sobremesa

Tartelete e sorvete de limão

Para sobremesa, foi escolhido como ingrediente principal, o limão, que também está no Top de preferências dos clientes BB gourmet. Veio em tartelete e sorvete sendo a forma perfeita de terminar a refeição, uma vez que, com a sua acidez, “corta” o picante do molho da francesinha.

“Gostei bastante do toque do fumado sem exageros desta inovadora e tradicional francesinha que, certamente experimentarei mais vezes!”

A Francesinha de Vitela terá um preço de 11 euros e estará disponível, para já, no Bull & Bear. Podes também prová-la no evento “Francesinha na Baixa“.

3 Respostas to “Francesinha de Vitela Fumada no BB Gormet, Bull & Bear”

  1. Fernanda Neves 4 de Novembro de 2012 às 08:59 #

    Pela descrição deve ser uma delícia….. contem comigo para experimentar e claro está, divulgar!

  2. Patricia Estêvão 7 de Novembro de 2012 às 14:53 #

    fiquei a babar!!!!!!!!😛

    • ivomadaleno 7 de Novembro de 2012 às 14:58 #

      Gostei muito! Aproveita para provar no francesinha na baixa😉

Let's Comentar, please!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: